Aeroportos de Londres: Qual escolher?

Veja quais aeroportos existem em Londres e saiba qual escolher na hora de comprar a sua passagem. Em Londres, há cinco aeroportos: o Aeroporto Heathrow, o Aeroporto Stansted, o Aeroporto Gatwick, o Aeroporto Southend e o Aeroporto Luton – veja a seguir quais as diferenças entre eles e principais informações de cada um:

Big Ben em Londres

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem para Londres e Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.

1. Aeroporto de Londres Heathrow

  • O Aeroporto de Londres Heathrow é o maior aeroporto de Londres e Europa, e também o mais movimentado. Ele recebe voos das principais cidades de cada um dos cinco continentes – incluindo do Brasil, já que recebe voos da Latam.
  • Wi-fi: há wi-fi gratuito no aeroporto, mediante cadastro feito na hora, pelo smartphone mesmo.
  • Lojas: no aeroporto você verá unidades da Accessorize, Hugo Boss, Bulgari, Cartier, Chanel, Chloe, Dior, Fendi, Gucci, Harrods, Hermes, Kate Spade, Longchamp, Louis Vuitton, Montblanc, MAC, Prada, Ralph Lauren, Rolex, Sunglass Hut, Tiffany e uma incrível loja temática do Harry Potter. E há um Duty Free dentro da área do embarque e desembarque, com souvenires, perfumes, bebidas e mais.
  • Restaurantes: na praça de alimentação, você verá lanchonetes, restaurantes e cafés, como Starbucks, Pret A Manger, Caviar House Oyster Bar, Caffè Nero, Giraffe e Costa.

Aeroporto Heathrow, Londres

  • Terminais: o Aeroporto de Londres Heathrow possui cinco terminais. Os três primeiros estão conectados por faixas de pedestre, e ligam-se aos terminais 4 e 5 através de um trem expresso gratuito.
  • Localização: o Aeroporto de Londres Heathrow fica localizado no endereço “Longford TW6”, a 24 km de Londres. Colocando o nome do aeroporto no GPS, ou seguindo as placas das estradas de Londres em direção a ele, não será difícil encontrá-lo.
  • Trem: o trem Heathrow Express é uma das opções mais rápidas para ir até o centro. Ele parte dos terminais 1 e 3 com destino à estação Paddington (a viagem dura de 15 a 20 minutos), e a tarifa custa a partir de £25 (há pacotes e classes mais caras; comprando as passagens de ida e volta, sai mais barato). Os trens passam a cada 15 minutos das 5h15 da manhã às 23h30.
  • Metrô: o aeroporto de Heathrow também tem três saídas de metrô: uma para os terminais 1 e 3, outra para o terminal 4 e outra para o terminal 5. A viagem demora quase uma hora, mas a tarifa custa apenas £6.
  • Ônibus: de ônibus, a empresa National Express tem uma linha direta do aeroporto até a Victoria Station, estação de ônibus no centro da cidade. O bilhete custa a partir de £6.

2. Aeroporto Londres Gatwick

  • O aeroporto Gatwick é o segundo maior de Londres (perdendo apenas para o London-Heathrow) e opera voos para quase todos os países de todos os continentes. Ele existe desde 1932, e recebe voos diretos do Brasil, dentre outros destinos.
  • Wi-fi: há wi-fi gratuito no aeroporto, mediante cadastro feito na hora, pelo smartphone mesmo.
  • Lojas: no aeroporto você verá unidades da Accessorize, Hugo Boss, Harrods, Havaianas, Ray-Ban, Sunglass Hut, Ted Baker e uma incrível loja temática de Harry Potter, dentre outras. E há um Duty Free dentro da área do embarque e desembarque, com souvenires, perfumes, bebidas e mais.
  • Restaurantes: na praça de alimentação, você verá lanchonetes, restaurantes e cafés, como Starbucks, Tortilla, Sonoma, Pret a Manger, Juniper&Co, Café Nero, Costa e Jamie’s Coffee.
  • Há ainda livrarias, farmácias, casas de câmbio, bancos, sala VIP, achados e perdidos, depósito de bagagem etc.
  • Terminais: ele possui dois terminais, Norte e Sul, ligados por um trem gratuito durante 24h.

Aeroporto Gatwick, Londres

  • Localização: Gatwick está localizado em Crawley, West Sussex, 44 km ao sul da região central de Londres. Mais precisamente no endereço Horley, Gatwick RH6 0NP.
  • Trem: uma opção muito falada para sair do aeroporto de Gatwick é com o trem Gatwick Express, que parte para a estação Victoria. A viagem dura uns 30 minutos, e sua passagem custa £19,90 (é possível comprar online, com antecedência, por mais barato).
  • Ônibus: os ônibus Easybus fazem o trajeto do aeroporto até às estações Earls Court e West Brompton. A tarifa custa a partir de £4.

3. Aeroporto Londres-Stansted

  • O aeroporto Stansted não é tão relevante para os brasileiros, já que é utilizado para voos low-cost, mais focados na demanda europeia.
  • Terminais: ele possui apenas um terminal, mas que tem três edifícios conectados. Dois desses edifícios estão conectados por trens e o outro edifício se conecta ao terminal por uma passarela para pedestres.
  • Localização: o aeroporto fica no endereço Bassingbourn Rd, Stansted, e está a 48 km de Londres.
  • Wi-fi: há wi-fi gratuito no aeroporto, mediante cadastro feito na hora, pelo smartphone mesmo.
  • O que fazer por lá: o aeroporto é bem servido de restaurantes e lojas, além de ter um Duty Free. Para comer, você encontra restaurantes finos e fast foos, como o Burger King, Costa, Giraffe, James Martin Kitchen, Starbucks e mais. Para compras, há lojas como Accessorize, Hugo Boss, Hamley’s, The Body Shop, Ted Baker e outras.

Aeroporto Stansted, Londres

4. Aeroporto Southend em Londres

  • O aeroporto Southend em Londres ficou inativo por muito tempo, mas retomou suas funções em 2011, e hoje opera voos domésticos e alguns voos para Europa. Então, se você vai sair do Brasil para ir para Londres, você não terá ofertas com este aeroporto – no entanto, se você viajar entre países e cidades da Europa, o Southend pode estar na lista de aeroportos a escolher.
  • Localização: o aeroporto fica na Eastwoodbury Cres, Southend-on-Sea SS2 6YF, a 58 km de Londres.
  • Terminais: dada sua dimensão, há apenas um terminal no local.
  • Wi-fi: há wi-fi gratuito no aeroporto, mediante cadastro feito na hora, pelo smartphone mesmo.
  • O que fazer por lá: o aeroporto tem uma oferta limitada de opções para comer e lojas para passar o tempo. Há meia dúzida de cafés e fast-foods, de marcas não tão famosas entre os brasileiros, e um pequeno Duty Free.
  • Trem: as ligações terrestres desse aeroporto são bastante limitadas. A forma mais cabível de se locommover de/para ele é com trem, que ainda assim leva cerca de 50 minutos até o centro de Londres, com bilhetes a partir de 5 euros. A estação fica em frente ao edifício do terminal, e há passagem coberta para ela.

Aeroporto Southend, Londres

5. Aeroporto Luton, Londres

  • É um aeroporto importante para as companhias low-cost, e opera a maioria dos voos nacionais e europeus e alguns voos intercontinentais, principal.
  • Localização: ele fica localizado a 48 km de Londres, em Airport Way, Luton LU2 9LY.
  • Terminais: dada sua dimensão, há apenas um terminal no aeroporto.
  • Wi-fi: há wi-fi gratuito no aeroporto, mediante cadastro feito na hora, pelo smartphone mesmo.
  • O que fazer por lá: há cerca de 40 lojas no aeroporto, como Accessorize, Hamley’s, Hugo Boss, Rituals, Ted Baker, Sunglass Hut e Victoria’s Secret. Para comer, há dezenas de cafés, bares e fast-foods, incluindo Burger King, Crèpeaffarire, Krispy Kreme, Pret a Manger, Starbucks e mais.
  • Ônibus: há um terminal de ônibus no estacionamento do aeroporto, do qual você pega ônibus com destino a Brighton, passando pelo aeroporto Gatwick e outras estações com conexão com o metrô.

Aeroporto Luton, Londres

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Uma dica importantíssima é fazer um Seguro Viagem Internacional antes de viajar para Londres, já que ele é obrigatório para viajar para a Europa. Acaba sendo bem mais barato do que as pessoas imaginam, e na nossa matéria de Seguro Viagem para Europa você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto: quais são as melhores empresas de seguros e dicas para contratar uma cobertura excelente por um preço baixo, economizando muito.

Como usar o celular à vontade em Londres e Europa?

Poder usar seu celular na viagem é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos de cupons de desconto e dos parques, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa, e indicamos a forma mais barata de usá-lo o dia inteiro e em qualquer lugar dos EUA. Com a internet do celular, você consegue pesquisar tudo sobre os Aeroportos de Londres.

Usar o celular à vontade em Londres

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Londres

Agora que você já viu tudo sobre os Aeroportos de Londres, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Londres é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme e, ficando bem localizado, você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Londres, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente!

Londres
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Londres é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Londres:

O que fazer em Londres: Principais atrações e lugares de Londres na Inglaterra.
Pontos turísticos em Londres: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.