Saiba como é o clima e temperatura em Oxford e vá preparado para sua viagem. Se você vai viajar para Oxford, saiba que o clima lá é muito parecido com o clima de Londres, mas um pouco mais quente e temperado. Confira:

Clima em Oxford

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Oxford e na Inglaterra. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para a Inglaterra.

1. Primavera em Oxford – 21 de março a 20 de junho

A primavera em Oxford é uma estação bastante agradável para visitar a cidade, pois o frio do inverno já começa a desaparecer, e as temperaturas ficam melhores para passear, entre os 3ºC (mínima de março, quando a máxima é 11ºC) e 20ºC (máxima de junho, quando a mínima é de 11ºC). As chuvas são frequentes, mas um pouco menos do que nas demais estações.

Clima em Oxford

  • O que levar na mala? Depende da época em que for viajar, mas no geral, camisetas, calças, shorts, casacos leves e médios… Se for no começo da primavera, invista bastante nos casacos. Se for no final, pode colocar mais roupas leves na mala. Mas tenha, sempre, pelo menos um casaco quente na mala.
  • O que aproveitar? Com certeza, os passeios ao ar livre! Aproveite para caminhar nas ruas, observar as cores das cidades e curtir o clima florido.

2. Verão em Oxford – 21 de junho a 20 de setembro

A partir de junho, começa o verão. Em julho, o mês mais quente, a temperatura máxima pode chegar aos 23ºC – mas a mínima deste mês é 13ºC. Nos demais meses de verão, a temperatura fica entre os 11ºC e 21ºC, basicamente. Lembra muito o clima de Washington pelo que podemos perceber.

Clima em Oxford

  • Economizar? Se o seu interesse é economizar, não planeje sua viagem para Oxford no mês de agosto, porque é o mês mais quente e período de férias no Hemisfério Norte. Por isso, a cidade inglesa fica abarrotada de turistas vindos da Europa, Ásia e América do Norte, e os preços ficam bem elevados. Há filas gigantes nos pontos turísticos, e o passeio pode se tornar um pouco estressante.
  • O que levar na mala? vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos duas calça e dois agasalhos, já que mesmo no verão pode ventar bastante, ou haver períodos nublados. E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
  • O que aproveitar? Tudo! O clima é muito propício para passear e conhecer monumentos da cidade.
  • Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.
  • Eventos da estação:

– 10/06: Trooping the Colour (evento que comemora, tardiamente, o aniversário da Rainha Elizabeth II, com desfiles e festas)
– No início deste mês, costuma acontecer anualmente a Parada Gay da Inglaterra, que reúne milhares de pessoas de todos os gêneros para combater o preconceito e festejar

Christ Church em Oxford

3. Outono em Oxford – 21 de setembro a 20 de dezembro

No outono, as temperaturas médias oscilam e caem bastante, chegando a uma média de 6ºC. A máxima de setembro, 19ºC, cai para 8ºC em dezembro! E as mínimas chegam a 2ºC. É uma estação bastante chuvosa, então aproveite para fazer passeios por lugares mais fechados, e carregue SEMPRE um guarda-chuva nas mãos nessa estação do ano!

Ponte dos Suspiros em Oxford

  • Baixa movimentação: em setembro, outubro e novembro se considera média temporada. A época não é tão cara quanto em outros meses, mas também não é baixa temporada, pois há uma gama maior de turistas na cidade do que em janeiro e fevereiro, por exemplo. Para nós, esta é a melhor época para conhecer Oxford, já que o clima está mais ameno, os preços não são tão altos, e as atrações não ficam lotadas.
  • O que levar na mala? Casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O clima e temperatura de inverno em Oxford não é brincadeira!
  • O que aproveitar? Nesse período, prefira fazer passeios por locais fechados, como a Biblioteca Bodleiana em Oxford, a Christ Church College, o Oxford Castel e o Pitt Rivers Museum.
  • Bonfire Night: em 05/11 acontece este evento que, apesar de ser divertido e cheio de alegria, com muitos fogos de artifício, celebra a morte de Guy Fawkes, um suposto católico que organizou uma explosão no parlamento inglês com o intuito de assassinar o rei protestante James I.

4. Inverno em Oxford – 21 de dezembro a 20 de março

No inverno, as temperaturas médias são de 5ºC, com máximas de 8ºC e mínimas de 2ºC. Os meses de inverno são bem frios, então é bom você ir preparado para lá com roupas pesadas e quentes. O mês mais frio é, sem dúvidas, janeiro, quando as temperaturas ficam perto das negativas. O mês de janeiro é o que tem maior precipitação, com 11 dias de chuva no mês, enquanto fevereiro é o mês mais seco.

Inverno em Oxford

A baixa temporada em Oxford ocorre basicamente no inverno, devido ao frio. É quando mais chove e neva, adversidades que acabam por atrapalhar alguns passeios. Dentre os meses estão a segunda metade de janeiro e o mês de fevereiro, épocas em que a cidade está mais vazia.

  • Dezembro e janeiro: aproveite que os rinques de patinação no gelo tomam toda a cidade nesses meses, e a atividade acaba sendo um dos passeios mais comuns para moradores e turistas.
  • O que aproveitar? Nesse período, especialmente em dias de chuva, prefira fazer passeios por locais fechados, como a Biblioteca Bodleiana em Oxford, a Christ Church College, o Oxford Castel e o Pitt Rivers Museum.
  • O que levar na mala? Novamente, casacos BEM pesados, roupas de lã e sapatos que protegem bastante! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade.

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em Oxford, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Como usar o celular à vontade em Oxford e Europa?

Poder usar seu celular em Oxford, na Inglaterra, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil.

Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Inglaterra nas redes sociais.

Dica para usar o celular à vontade na Inglaterra e Europa

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. Os principais museus, parques e pontos turísticos de Londres e cidades próximas possuem aplicativos incríveis para os turistas. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em Oxford.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Inglaterra

Agora que você já viu tudo sobre o clima e temperatura em Oxford, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Oxford é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Oxford, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Oxford.

Oxford, Inglaterra

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Londres e Oxford é preciso comprar os ingressos de cada lugar.

A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Londres e Oxford todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis de Oxford:

O que fazer em Oxford: Principais atrações e lugares de Oxford na Inglaterra.
Pontos turísticos em Oxford: Dicas dos melhores lugares turísticos da cidade.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.